quarta-feira, 28 de outubro de 2015

CINQUENTENÁRIO DO CENTRO DE ASSISTÊNCIA DA APDL



Comemorou-se hoje o cinquentenário do Centro de Assistência da APDL. É uma data importante na história daquela Administração, na vida de todos os seus funcionários e familiares e para mim, pessoalmente, já que a minha entrada ao serviço da APDL foi, exatamente, para o Centro de Assistência.
Cabe-me por isso a honra de ser a funcionária mais antiga daquele serviço e assim poder registar aqui como tudo começou.
…........... Era um anseio antigo de todos os trabalhados, numa época em que o acesso a cuidados de saúde era escasso e caro, que encontrou na administração de então, o Presidente Dr. Antão Santos da Cunha e do Dr. Fernando Moreira, o Presidente que lhe sucedeu, a sensibilidade e carinho necessários para a sua implementação.

Existiam já serviços congéneres nos CTT e nos TLP, mas foi à imagem e semelhança do Centro de Assistência do Porto de Lisboa que foi criado o nosso. Foi o Dr. Joyce Moniz, do Porto de Lisboa, indigitado para proceder à clonagem do serviço.

O que nesta data se comemora é a autorização ministerial para a criação do Centro de Assistência Médico-Cirúrgica. O serviço propriamente dito, com instalações próprias, só surgiria no início de 1967.

Quando fui admitida ao serviço da APDL, em 2 de Setembro 1966, ainda o Dr. Joyce procedia às diligências de que tinha sido incumbido assim como a Enfermeira Mercedes Veiga, também de Lisboa, inicialmente indigitada para chefiar o serviço, mas que não chegou a concretizar. Foi então admitida a Enfermeira Nunes Monteiro para chefiar o Centro de Assistência, por cuja dedicação profissional, empenho e sensibilidade natural a tornou a alma daquele serviço que, em pouco tempo, superou o do Porto de Lisboa. E superou, porquê? Foram vários os motivos mas o principal, sem dúvida, foi a adesão em massa de todos os funcionários, trabalhadores, aposentados e respectivos familiares os quais, confiando e acarinhando o novo serviço o fizeram crescer. Por seu lado, a Administração, entendendo essa confiança e anseios do pessoal, tudo fez para o engrandecer e consolidar.

O Corpo Clínico formado inicialmente por convite da Administração era composto por nomes altamente qualificados à época pelo que, pertencer-lhe, era um prestígio pelo qual muitos médicos acorriam a pedir a sua integração.

E assim o serviço foi crescendo, alargando benefícios, sempre ao encontro de novas necessidades e, para isso, além dos nomes já citados devo aqui lembrar dentre muitos outros, o primeiro Director Clínico Dr. Jacinto de Magalhães, o primeiro Director das Obras Sociais Dr. Lima Torres, a primeira Assistente Social Drª Manuela Antunes.

Cinquenta anos se passaram e a atual equipa do Centro de Assistência sob a iniciativa da chefe do serviço Drª Laura Andrade, carinhosamente, celebrou esta data e tiveram a amabilidade de convidar os antigos funcionários que lá prestaram serviço ao longo das cinco décadas.

Com a honrosa presença do Presidente do Conselho de Administração, Engº Brogueira Dias e demais elementos do Conselho, O Diretor Clínico Dr. João Ribeiro e a incansável Drª Laura Andrade, assistimos a uma retrospectiva da atividade do Centro de Assistência a qual, por parte da Drª Laura fruto de apurada pesquisa, enquanto que, por parte do Presidente do Conselho de Administração por completo conhecimento de causa.

Seguiu-se o descerramento da lápide comemorativa e o brinde acompanhado pelo bolo de aniversário.

Foi um agradável momento de convívio e agradável a constatação de que a atual equipa dispõe de energia e vontade de continuar a obra que outros ajudaram a criar e que continua a ser de todos e para todos.

E para terminar um lamento, já que nem tudo pode ser como gostaríamos:
_ esperava encontrar muitos dos colegas com quem compartilhei mais de 30 anos de atividade profissional e, afinal, encontrei muito poucos. Tive pena.

Mas tive o prazer de abraçar as Enfermeiras Aquilina Rego, Carolina Quinta e Ilda Tinoco; os administrativos Rosa Adelaide, Maria José Correia e Carlos Silva e ainda Lucinda Ramalho e D. Emília.

Descerramento da lápide comemorativa
Bolo de aniversário























Nenhum comentário:

Postar um comentário